segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

RAINDROP

O Raindrop fica acoplado às calhas residencias e capta a água da chuva permitindo a sua reutilização. Criado em duas versões: o Raindrop que acumula até 5 litros e possui uma torneira na parte inferior e o Raindrop Mini que acumula até 3,5 litros e é mais indicado para varandas ou jardins pequenos. O projeto do designer  Bas Van der Veer recebeu vários premios no ano passado e já está a venda em lojas de jardinagem por toda Europa.






Fotos retiradas do site: http://www.basvanderveer.nl/

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

SUGAR BEACH

Tudo pode servir como inspiração! No caso de Sugar Beach a proximidade à uma fábrica de doces levou a criação de um espaço diferente que traz consigo as características da cidade e agrega a elas elementos criativos como listras nas rochas e guarda-sóis cor de rosas, remetendo às coloridas balas infantis. O projeto de Claude Cormier lembra a pintura “Banhistas em Asniéres” de Georges Seurat onde tem-se os banhistas em primeiro plano e ao fundo os edificios industriais.





Fotos retiradas dos sites: http://www.claudecormier.com/
                                     http://www.dezenovevinte.net/

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

CABOS TENSIONADOS

É notável o efeito produzido com cabos tensionados e trepadeiras. O escritório alemão Raderschall tem utilizado muito essa técnica, principalmente em edifícios comerciais onde a área para o paisagismo é restrita, conseguindo assim um visual interessante do primeiro ao último pavimento.
Seguem imagens de três projetos onde o método foi aplicado:



Fotos retiradas do site: http://www.raderschall.ch/

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

HOGE WEIDE PARK

O parque executado na Holanda por Edwin Santhagens teve como solução para o terreno triangular a criação de 3 grandes colinas em forma de elipse . Com extensa área gramada, o destaque principal é dado à balança instalada no parte mais alta do projeto, atraindo tanto crianças como adultos.








Fotos retiradas do site: www.santenco.nl

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

JARDIM NAS ESCADAS


Com o objetivo de mudar a percepção das pessoas ao subirem a grande quantidade de degraus, o escritório Balmori Associates criou um jardim que parece estar derretendo pelas escadas. Para obter esse efeito, utilizaram linhas orgânicas com diferentes texturas e cores dando a impressão de que foram se misturando pelo caminho.





Fotos retiradas do site: www.balmori.com

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

ÁRVORE DO BAIRRO DE FLON

O designer Samuel Wilkinson criou um espaço diferenciado com a implantação da árvore especialmente desenhada para o bairro de Flon, na Suíça. A árvore construída em metal tem 12 metros de altura por 16 de diâmetro. Sua cobertura em madeira foi projetada para criar um interessante jogo de luz e sombra. Do solo brotam raízes que também servem como bancos para os usuários.





Fotos retiradas do site: http://www.samuelwilkinson.com/

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

FIORDE DE SOGN

Projetado por Todd Saunders e Tommie Wilhelmsem o mirante tem vista para o Fiorde de Sogn na Noruega, segundo maior fiorde do mundo. A passarela de madeira de pinho situada a 600m do solo suspensa por uma estrutura de aço foi a solução encontrada para não agredir a paisagem.






Fotos retiradas do site: www.saunders.no

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

COURT SQUARE GARDEN

A transformação do edifício industrial do século XIX em lofts abriu a praça central permitindo a criação de um jardim interno. Baseado no conceito de visão fragmentada o escritório Landworks Studio projetou um espaço único “brincando” com luz e sombra, decks suspensos e o design diferenciado do mobiliário.
Projeto premiado em 2009 pela associação de arquitetos paisagistas de Boston na categoria de design.







Fotos retiradas do site: http://www.landworks-studio.com/

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

SEDE DA VIVO, SP

O projeto da paisagista Evani Kuperman Franco explorou a água em toda a área trabalhada nas suas mais variáveis formas. Foram explorados diversos materiais e texturas que compõe com a vegetação. O piso branco destaca o verde da grama e os bancos em madeira tornam o ambiente mais atrativo para o descanso e contemplação.





Fotos de Carlos Gueller retiradas do site: www.ekf.com.br

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

SEDE GAP

O projeto de paisagismo da sede da GAP em San Francisco, Califórnia, do escritório OLIN STUDIO foi baseado no movimento “De Stijl”¹ a fim de complementar a arquitetura geométrica do edifício. Já a cobertura teve como referencia única as pinturas de Piet Mondrian. Através da escolha da vegetação criaram-se diferentes micro climas que representam as regiões oeste, nordeste, sudeste, sudoeste e oeste. Por isso, o espaço floresce o ano todo e causa admiração em seus freqüentadores.




¹"De Stijl" Movimento criado em 1917 pelo holandês Theo van Doesburg que visava simplificar suas composições em linhas e cores primárias juntamente com o branco e o preto. Alguns de seus representantes foram Piet Mondrian, Vilmos Huszár, Gerrit Rietveld.

Fotos retiradas do site:http://www.theolinstudio.com